A Internet proporciona aos professores oportunidades e desafios para o processo de ensino-aprendizagem
A popularização da Internet propiciou uma grande evolução nas ferramentas de comunicação. O mais importante avanço trazido pela Internet, no entanto, foi o enorme aumento da capacidade de difusão da informação e do conhecimento. Por um lado, hoje é possível prover acesso público a grandes volumes de dados, tais como mapas, pesquisas estatísticas, dentre outros. Por outro lado, textos curtíssimos são compartilhados e espalhados pelo mundo em questão de segundos.
A disponibilização de grandes volumes de dados é um exemplo de como a Internet é capaz de trazer oportunidades para o processo de ensino-aprendizagem, visto que tais dados, hoje, podem ser transformados em conhecimento por educadores ou mesmo por pessoas interessadas no assunto. Já o compartilhamento de textos curtos em segundos representa a velocidade de difusão da informação na rede, o que representa uma oportunidade para a comunicação efetiva do conhecimento quase que em tempo real.
Tanto os grandes volumes de dados, quanto a alta velocidade de difusão da informação, no entanto, apontam também para diferentes desafios no processo de ensino-aprendizagem. A manipulação dos grandes volumes de informação exige, muitas vezes, conhecimentos técnicos de ferramentas de consulta e mineração de dados que são de domínio de um seleto grupo de professores, normalmente de áreas específicas da educação superior, e não são de domínio dos professores da educação básica. A grande velocidade da difusão da informação, por sua vez, permite que atores mal intencionados façam difundir informação falsa com o intuito próprio de se criar a desinformação em massa e confundir a população.
Todos nós precisamos aprender, antes de tudo, a filtrar a informação disponível na Internet, selecionando o que de fato é conhecimento útil e o que não é. Ao professor, porém, fica ainda o desafio de, além de saber filtrar por si só e para si, saber transmitir aos seus alunos a capacidade de análise crítica da informação disponível, para que eles, os próprios alunos, não se tornem vulneráveis ao conteúdo de desinformação. É muito importante que o professor saiba usar a Internet para adquirir e transmitir conhecimento, mas é de mesma importância ensinar aos alunos a forma positiva do uso da rede mundial.
A disponibilização de grandes volumes de dados é um exemplo de como a Internet é capaz de trazer oportunidades para o processo de ensino-aprendizagem, visto que tais dados, hoje, podem ser transformados em conhecimento por educadores ou mesmo por pessoas interessadas no assunto. Já o compartilhamento de textos curtos em segundos representa a velocidade de difusão da informação na rede, o que representa uma oportunidade para a comunicação efetiva do conhecimento quase que em tempo real.
Tanto os grandes volumes de dados, quanto a alta velocidade de difusão da informação, no entanto, apontam também para diferentes desafios no processo de ensino-aprendizagem. A manipulação dos grandes volumes de informação exige, muitas vezes, conhecimentos técnicos de ferramentas de consulta e mineração de dados que são de domínio de um seleto grupo de professores, normalmente de áreas específicas da educação superior, e não são de domínio dos professores da educação básica. A grande velocidade da difusão da informação, por sua vez, permite que atores mal intencionados façam difundir informação falsa com o intuito próprio de se criar a desinformação em massa e confundir a população.
Todos nós precisamos aprender, antes de tudo, a filtrar a informação disponível na Internet, selecionando o que de fato é conhecimento útil e o que não é. Ao professor, porém, fica ainda o desafio de, além de saber filtrar por si só e para si, saber transmitir aos seus alunos a capacidade de análise crítica da informação disponível, para que eles, os próprios alunos, não se tornem vulneráveis ao conteúdo de desinformação. É muito importante que o professor saiba usar a Internet para adquirir e transmitir conhecimento, mas é de mesma importância ensinar aos alunos a forma positiva do uso da rede mundial.
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